Título Linha do Tempo



24/01/2000
Posse renova a magistratura federal

Os aprovados no 8º Concurso Público para Provimento de Cargos de Juiz Federal Substituto da 4ª Região, promovido em 1998 pelo TRF4, tomaram posse durante cerimônia realizada no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal, desembargador federal Fábio Bittencourt da Rosa, que também presidiu a comissão organizadora do processo seletivo.

Os bacharéis em Direito assumiram suas funções em 19 cidades dos três estados do Sul. No concurso, 44 concorrentes obtiveram aprovação, mas três deles desistiram de tomar posse. O total de classificados representou 1,14% do total de 3.847 inscritos no processo seletivo.

14/04/2000
TRF participa de ato contra a Lei da Mordaça

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, juiz Manoel Lauro Volkmer de Castilho, participou do ato público realizado em Porto Alegre, promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) contra a chamada Lei da Mordaça, que proíbe os magistrados de se manifestarem sobre os processos. O evento teve inicio às 17h no auditório da entidade, no bairro Praia de Belas.

Segundo os organizadores, "o ato objetiva demonstrar repúdio à Lei da Mordaça, a qual cerceia a liberdade de imprensa e o direito à informação, proibindo os magistrados de prestá-la à sociedade".

31/05/2000
Eleição Vice-Corregedora

A juíza Silvia Maria Gonçalves Goraieb, do TRF4, foi eleita pelo Pleno da Corte para ocupar o recém criado cargo de vice-corregedora.

05/06/2000
Juíza apresenta nos EUA experiências do TRF 4ª Região

A juíza Ellen Gracie Northfleet, participou em Washington (EUA), da Conferência Direito & Desenvolvimento, promovida pelo Banco Mundial (BIRD). Foram abordados  temas como administração judiciária, combate à corrupção e reforma judicial. O evento contou com a apresentação da magistrada sobre as experiências e inovações do TRF 4ª Região.

14/08/2000
Cerimônia de Posse

Os juizes federais substitutos Antônio Fernando Schenkel do Amaral e Silva, Luís Umberto Escobar Alvez, Ana Beatriz Vieira da Luz, Jorge Luiz Ledur Brito e Roberto Fernandes Júnior foram promovidos ao cargo de juiz federal.

26/09/2000
TRF inaugura galeria de ex-corregedores

O TRF4 inaugurou, em Porto Alegre, a galeria de fotos dos ex-corregedores-gerais da Justiça Federal da 4ª Região. A cerimônia foi conduzida pelo juiz Vladimir Passos de Freitas. Os homenageados presentes também descerraram um painel com documentos históricos, instalado junto às imagens, sobre sua atuação à frente do cargo.

22/11/2000
Posse da primeira mulher a chegar ao Supremo

Indicada pelo ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso,  a juíza Ellen Gracie Northfleet do Tribunal Regional Federal da 4ª Região tornou-se a primeira mulher a integrar a mais alta corte do país, então composta por 11 ministros.

27/11/2000
TRF abre 1ª Semana da Qualidade

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região iniciou a sua 1ª Semana da Qualidade, o evento ocorreu até o dia 30, em Porto Alegre, a fim de apresentar e debater os temas relativos ao Plano de Gestão pela Qualidade (PGQ/TRF) do tribunal.

O presidente da corte, juiz Fábio Bittencourt da Rosa, deu início à cerimônia afirmando que "a maior qualidade que poderia ter demonstrado este tribunal, algo que nos orgulha muito, é a promoção da juíza Ellen Gracie Northfleet à mais alta corte do país", referindo-se à indicação e à aprovação do nome da magistrada para ser a primeira mulher a integrar o Supremo Tribunal Federal (STF).




  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4