CJF adota projeto de capacitação desenvolvido pelo TRF4
13/12/2016 16:41:08

Itinerário formativo sobre o novo CPC realizado em abril no TRF4
Itinerário formativo sobre o novo CPC realizado em abril no TRF4
Itinerário formativo sobre o novo CPC realizado em abril no TRF4


O Conselho da Justiça Federal (CJF) vai instituir em todo o país uma iniciativa de capacitação e desenvolvimento de servidores criada pelo TRF4: o Projeto Político-Pedagógico (PPP). A aprovação ocorreu ontem (13/12), na sede do Conselho em Brasília.

O PPP foi elaborado com base nos processos de trabalho e nas inovações metodológicas implementados nas ações de capacitação dos servidores da 4ª Região. O pontapé inicial foi dado em 2013 com a instituição do Centro de Educação Corporativa de Servidores da Justiça Federal de 1º e 2º graus (Ceducorp).

Segundo o diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas (Sgep) do TRF4, Carlos Alberto Colombo, a iniciativa consiste na adoção de metodologias educacionais com aspectos participativos, que propiciam o “protagonismo dos alunos”. Um exemplo de ação citada por ele é o itinerário formativo. Nesses cursos é feito um levantamento de todo o fluxo de trabalho em uma determinada área para, em seguida, descrever as competências e os conhecimentos que os servidores devem ter para dar conta de suas atividades.

“Durante os cursos, os educandos são ouvidos e podem interagir com os docentes, trazendo experiências próprias e propondo debates, além de realizarem dinâmicas que aumentam a absorção do conhecimento”, comenta. Outra iniciativa lembrada por Colombo é a reformulação dos cursos EaD’s. “Eles estão mais interativos, com a possibilidade de contato com os internautas e um foco especial na formação dos docentes”, salienta.

Conforme o diretor da Sgep, os resultados práticos do projeto são visíveis, uma vez que os alunos saem motivados, buscando levar os conhecimentos adquiridos para seus locais de trabalho.




  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4