TRF4 recebe Selo Ouro do Justiça em Números
Prêmio é concedido pelo Conselho Nacional de Justiça
21/11/2017 15:25:22

XI Encontro Nacional do Poder Judiciário ocorre na sede do TSE, em Brasília
XI Encontro Nacional do Poder Judiciário ocorre na sede do TSE, em Brasília
XI Encontro Nacional do Poder Judiciário ocorre na sede do TSE, em Brasília

Selo Justiça em Números 2017


O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4)  recebeu ontem (20/11), em Brasília, o Selo Justiça em Números na categoria Ouro, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A entrega ocorreu durante a XI edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário promovido pelo CNJ na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Recebem a premiação os Tribunais que se destacaram na produção, gestão, organização e disseminação das informações administrativas e processuais.

Este ano, além do requisito básico de encaminhamento adequado das informações constantes no Sistema de Estatística do Poder Judiciário (SIESPJ), também são avaliados, para a concessão do selo,  outros itens como o nível de informatização do tribunal, o uso de relatórios estatísticos para o planejamento estratégico e o cumprimento de resoluções do CNJ alinhadas à gestão da informação.

Entre as exigências para recebimento do Selo Justiça em Números 2017, estava a implantação, pelos tribunais, de núcleos socioambientais, e a implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS) para reduzir o impacto ambiental de suas atividades.

Outro item avaliado foi a implantação do Comitê Gestor Regional no tribunal, conforme determina a Resolução CNJ n. 194, de 2014, que instituiu a Política de Atenção Prioritária ao Primeiro Grau de Jurisdição. A norma tem por objetivo fazer frente às dificuldades de funcionamento de varas, cartórios e outros órgãos da primeira instância, devido ao volume excessivo de ações para julgar e ao déficit de recursos materiais e humanos.

Histórico

O Selo Justiça em Números é conferido aos tribunais desde 2013, com o objetivo de fomentar a qualidade dos dados estatísticos do Judiciário, sobretudo referentes ao Relatório Justiça em Números.

O TRF4 recebeu o Selo Diamante nos anos de 2014 e 2015 e, Selo Prata em 2016. Este ano, o CNJ distribuiu quatro selos Diamante, 65 Ouro, 16 Prata e três Bronze.

Com informações da Agência CNJ de Notícias




  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4