Osvaldo Moacir Alvarez


Desembargador Federal Osvaldo Moacir Alvarez

 

Osvaldo Moacir Alvarez é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

Começou a trabalhar como office boy, aos quinze anos de idade. Em 1959 iniciou o curso de Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Durante a faculdade, trabalhou como free-lancer na empresa jornalística Caldas Júnior. Em 1964 foi vereador por Canoas, RS, permanecendo dez anos como líder da bancada do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Em 1974, optou pelo fim da carreira política.

Durante quinze anos atuou como advogado civil e criminal, tendo Pedro Simon como companheiro de júri. Foi aprovado em concursos para os cargos de Promotor Público, Juiz Adjunto do Estado e Procurador da República, mas não assumiu em função das atividades que desempenhava como advogado. No concurso para Juiz Federal obteve nota máxima na prova de sentença e classificou-se em primeiro lugar.

Foi diretor do foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul durante três anos. Participou da comissão de instalação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, tendo inclusive sugerido o o prédio no qual originalmente se estabeleceu o tribunal, na Rua Washington Luiz, nº 820, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Promovido, integrou a composição original do TRF4, assumindo o cargo em 30 de março de 1989. Atuou como Corregedor-Geral da Justiça Federal da 4ª Região de 21 de junho de 1993 a 11 de dezembro de 1994. Foi vice-presidente da corte no biênio 1993-1995.

Aposentou-se em 10 de julho de 1995.




  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4