Vivian Josete Pantaleão Caminha


Desembargadora Federal Vivian Josete Pantaleão Caminha

Vivian Josete Pantaleão Caminha é natural de Santo André, São Paulo. Graduada em Direito, foi diplomada com Láurea Acadêmica em primeiro lugar pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1987. É especialista em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre e doutora em Direito Privado pela Faculdade de Direito da UFRGS. Desde 1992 integra o corpo docente da mesma Universidade, como Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Direito Público e Filosofia do Direito.

Iniciou carreira na magistratura federal em 1993, após aprovação em concurso público. Atuou na 1ª e na 3ª Varas Federais Previdenciárias de Porto Alegre, até 1997, quando assumiu como titular na 7ª Vara Federal da capital gaúcha, posteriormente transformada em 1º Juizado Especial Federal Cível. Foi vice-diretora do Foro da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul de janeiro de 1996 a janeiro de 1998, quando assumiu a direção do Foro pelo período de um ano.

Antes de ser promovida, por merecimento, para ocupar vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Vilson Darós, já atuava como juíza convocada junto à 5ª Turma no TRF da 4ª Região. No biênio 2011-2013, coordenou a Seccional dos Juizados Especiais Federais no Rio Grande do Sul. Em 10 de março de 2014 foi empossada como coordenadora dos Juizados Especiais Federais (Cojef) da 4ª Região, substituindo o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus. 

Em junho de 2015 assumiu a titularidade do Conselho de Administração do TRF (biênio 2013-2015).




  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4