Silvia Goraieb
Desembargador Federal Silvia Goraieb

Silvia Maria Gonçalves Goraieb nasceu em Cachoeira do Sul, no Rio Grande do Sul, em 04 de março de 1942. Foi casada com o também desembargador federal Eli Goraieb, primeiro presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou a carreira como advogada em 1972 e a exerceu ao longo de oito anos. Mediante concurso realizado pela Embaixada de Portugal no Brasil, foi contemplada com a única bolsa de estudos oferecida para pós-graduação em Direito Processual Civil junto à Universidade de Lisboa, cujos estudos foram realizados ao longo de 1973.

Em 1980, após aprovação em concurso público, Silvia Goraieb ingressou na magistratura trabalhista. Da mesma forma, por intermédio de concurso público de provas e títulos, em 1987 assumiu o cargo de juíza federal, na condição de titular, junto à 1ª Vara da Seção Judiciária do Estado do Amazonas. No mesmo ano, foi removida mediante permuta, a pedido, para a 11ª Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul.

Por intermédio de decreto presidencial de 13 de outubro de 1994 (DOU, Seção 2, 14/01/1994), foi promovida ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 1994, ocupando vaga originária criada pela Lei nº 8.914, de 12 de julho do mesmo ano. Foi vice-corregedora entre 2000 e 2001, assumindo a titularidade da Corregedoria-Geral no biênio 2001-2003. No mesmo período, integrou o Conselho de Administração do TRF4. Foi juíza suplente (entre 2003 e 2005) e titular (de 2005 a 2007) no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS). Presidiu a 3ª Turma do TRF4.

Eleita como presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região para o biênio 2007-2009, teve seu mandato marcado por ações como o estímulo às audiências de conciliação,  a consolidação do sistema de videoconferência nas sessões de julgamento e o acordo firmado com a Caixa Econômica Federal (CEF), que viabilizou a consulta processual através dos terminais de auto-atendimento do banco. 

Em 2002 Silvia Goraieb foi agraciada com a Ordem do Mérito Militar no Corpo de Graduados Especiais do Exército Brasileiro. Em 2007, foi admitida, no grau de Comendador, no Corpo de Graduados Especiais da Ordem do Mérito Aeronáutico. No ano seguinte, foi promovida, igualmente no grau de Comendador, na Ordem do Mérito Militar.

Um dos marcos na carreira da desembargadora Silvia foi sua atuação como representante do TRF4 na primeira edição da Expedição da Cidadania, em setembro de 2009, na Reserva Indígena Tekoa Ocoy, em São Miguel do Iguaçu, no Paraná. O projeto, iniciativa da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, teve o objetivo de levar Juizados Itinerantes ao interior do Brasil, oferecendo às populações tradicionais - indígenas, quilombolas e ribeirinhos - atividades destinadas a garantir o direito à cidadania efetiva.

O decreto concedendo sua aposentadoria foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), Seção 2,  no dia 16 de dezembro de 2011.







  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4