Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle
Desembargador Federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle

Nascido na capital gaúcha em 20 de dezembro de 1954, Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle concluiu os cursos de Formação Didático-Pedagógica da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em 1973, e de Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1977. Na sequência, recebeu o "Diplôme Supérieur de l'Université - Spécialisation Droit Civil" por ter realizado o curso "Doctorat de l'Université de Droit, d'Economie et Sciences Socialies de Paris (Paris II - Sorbonne).

No âmbito jurídico, entre os anos de 1980 e 1993, lecionou na Faculdade de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo (RS), tendo inclusive chefiado o departamento de Direito Privado daquela instituição. Ainda, ministrou aulas em instituições como Associação dos Magistrados do Trabalho no RS (AMATRA); Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/RS; Escola Superior da Magistratura (AJURIS); Escola do Instituto dos Advogados do RS (IARGS); e Fundação Escola Superior do Ministério Público (ESMP-RS).

Em 1984 Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle foi aprovado em concurso para procurador do Estado do Rio Grande do Sul, no qual logrou primeiro lugar. Cinco anos após, alcançou a 11ª classificação no concurso público nacional de provas e títulos para o cargo de procurador da República, passando a integrar o Ministério Público Federal (MPF).

Já na condição de procurador regional da República Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle integrou lista tríplice, elaborada mediante votação nacional no Colégio de Procuradores, com vista a preencher vaga destinada a membro do MPF junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) - o chamado quinto constitucional. A vaga no TRF4 decorreu da aposentadoria do desembargador José Luiz Borges Germano da Silva.

Aurvalle foi empossado no TRF4 em 27 de abril de 2005. Integrou turmas de competência penal, previdenciária e administrativa. Em junho de 2015 assumiu como conselheiro da Escola da Magistratura (Emagis), e passou a presidi-la interinamente em maio de 2017, em decorrência do falecimento do desembargador Otávio Roberto Pamplona. Em sessão do Plenário Administrativo realizada em 11 de abril de 2019 foi eleito vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região para o biênio 2019-2021.







  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4