
Nascido em 05 de janeiro de 1970, Cândido Alfredo Silva Leal Junior é natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Em 1992 concluiu o curso de Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especializou-se em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Direito Sanitário pela Universidade de Brasília (UnB). Tornou-se mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Iniciou suas atividades no âmbito jurídico em outubro de 1992. Inicialmente, exerceu a advocacia em sua cidade natal e, na sequência, assumiu como procurador jurídico do Banco Central do Brasil, na capital gaúcha. Aos 23 anos ingressou na magistratura federal.
Na primeira instância, Leal Junior atuou sempre em Porto Alegre, primeiro na área previdenciária, como juiz federal substituto da 18ª Vara Federal. A partir de 1994, promovido a juiz federal, passou a atuar na 5ª Vara Federal, que em 2005 foi especializada e transformada na Vara Federal Ambiental, Agrária e Residual da capital gaúcha. Em abril de 2012 participou da assembleia geral da XVI Cúpula Judicial Ibero-Americana, realizada em Buenos Aires, representando o Conselho da Justiça Federal (CJF).
Era titular da Vara Ambiental e juiz convocado no TRF4 quando foi promovido a desembargador federal da Corte, em 2012 nomeado para ocupar vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora federal Silvia Goraieb. O decreto assinado pela então presidente da República, Dilma Rousseff, foi publicado no Diário Oficial da União. A solenidade de posse ocorreu no dia 22 de junho de 2012, no Plenário do Tribunal, em Porto Alegre, sob coordenação da presidente da Corte, desembargadora federal Marga Barth Tessler.
Para o biênio 2021-2023 foi eleito Corregedor-Regional da 4ª Região.