Dezembro na história do TRF4
Mais de 25 crianças e adolescentes do Residencial Nova Chocolatão participaram, na sede da Associação de Moradores, de uma oficina de higiene pessoal e de cuidados com a moradia e com o meio ambiente. A atividade, organizada pelo Setor de Ações Socioambientais da Diretoria de Recursos Humanos do TRF4 utilizou músicas de funk para reforçar a importância de hábitos como escovar os dentes, tomar banho e não jogar lixo no chão.
A oficina foi ministrada pela idealizadora do projeto Só Depende de Mim, Letícia Giardin, que trabalha na Câmara de Vereadores de Porto Alegre e que compôs um CD de músicas com letras educativas no estilo funk. Para Letícia, que desenvolve o mesmo trabalho em outras comunidades da capital gaúcha, o uso da música seduz os jovens a participar da atividade e a adotar as dicas e conselhos indicados pelas letras.
A atividade também deu dicas de cuidados com os animais e os tipos de doenças que transmitem e ofereceu corte de cabelo para os participantes. As crianças receberam, ao final, kits de limpeza e de alimentação e uma cópia do CD com as músicas trabalhadas na oficina.
Esta foi a primeira oficina desenvolvida no Residencial após a transferência dos moradores da Vila Chocolatão, que ficava no terreno entre o TRF4 e a Receita Federal. Conforme a assistente social do tribunal, Cátia Segabinazzi, mesmo com a mudança, o tribunal segue desenvolvendo o Projeto de Inclusão Social da Vila Chocolatão e com a Rede para a Sustentabilidade do residencial.