Maio na história do TRF4
O TRF4 ganhou o primeiro lugar no VIII Prêmio Conip de Excelência em Informática Aplicada aos Serviços Públicos, com o Sistema de Processo Eletrônico dos Juizados Especiais Federais (e-proc). Essa é considerada a mais importante premiação de informática pública do país. O TRF venceu na categoria Iniciativas de Sucesso, a principal das três modalidades. Por ter obtido o primeiro lugar, o tribunal foi convidado para apresentar o e-proc no Canadá, representando o Brasil em âmbito internacional.
O Conip premia os melhores projetos que utilizam a tecnologia da informação para a melhoria dos serviços públicos. Concorreram trabalhos de todo o Brasil. O prêmio tem como objetivo identificar e divulgar as iniciativas de modernização da administração de todas as esferas governamentais, bem como organizações não-governamentais (ONGs) e fundações que contribuem para o fortalecimento da cidadania e da gestão pública.
Outro trabalho do tribunal também foi finalista do prêmio: o Sistema de Comunicação Oficial do TRF (Siscom), que permite a troca de documentos entre a corte e a Justiça Federal de primeira instância e também com procuradorias federais. A banca julgadora foi composta por profissionais e professores de Informática das principais universidades brasileiras e pelo público. O e-proc foi apresentado pelo juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia (coordenador do projeto Processo Eletrônico), pelo servidor José Carlos Abelaira e pelo diretor de Informática do TRF, Paulo Roberto Pinto, que também apresentou o Siscom juntamente com Susana Lopes Franco e Juliana Bonato dos Santos.