Fevereiro na história do TRF4
De 13 a 18 de fevereiro de 1922 acontecia, em São Paulo, a Semana de Arte Moderna ou "Semana de 22", como ficou conhecida na História. O evento foi organizado para celebrar o centenário da independência do Brasil (em 1822), e aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, marcando o início do Modernismo no Brasil. A Semana tornou-se referência cultural no País, definindo sua adesão a novas estéticas artísticas a partir dos profundos questionamentos lançados por seus idealizadores, sobretudo contra a arte clássica europeia, seja nas artes plásticas, na música ou na poesia.
Nesta edição vamos conhecer os principais artistas do movimento, as obras que marcaram época e transformaram a arte desde então, a polêmica despertada, a oposição ao movimento, além de curiosidades e indicações de documentários e livros.
Você sabia, por exemplo, que o maestro Villa Lobos, um dos participantes do movimento, estava com um calo no pé e entrou para sua apresentação calçando chinelo? O ato foi interpretado pelo público como uma afronta, um escândalo, e as vaias ecoaram pelo Teatro!
Vamos juntos voltar 100 anos no tempo? É só clicar aqui: 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922