10/09/2019 15:42:26
O prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, está iluminado com a cor amarela, em adesão à campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Dentro do tribunal, uma ação colocou potes com mensagens de superação e motivação em áreas de maior circulação.
Iniciado em 2015, o Setembro Amarelo é uma campanha brasileira criada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria. O mês foi escolhido porque hoje (10/9) é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Durante este mês, estão sendo realizadas ações em todo o país para chamar a atenção da população sobre o tema. Prédios e locais públicos são iluminados com a cor amarela. O enfoque em 2019 é a prevenção do suicídio entre jovens e adolescentes, faixa etária em que mais cresceram os índices.
Conforme o site do CVV, a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. No mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos uma pessoa se suicida. Com o slogan ‘Falar é a melhor solução’, a campanha afirma que “desabafar e falar sobre os sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores”.
O CVV é um serviço disponível a toda a população brasileira, que realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente qualquer pessoa que deseje conversar, sob total sigilo, por telefone (188), email e chat 24 horas todos os dias.
Amarelo
O uso da cor amarela nas campanhas contra o suicídio começou com a criação da Fundação Yellow Ribbon (Fita Amarela), em 1994, que tinha por objetivo lutar contra esse mal. A cor faz referência a um jovem do Colorado (EUA), que se matou aos 17 anos de idade. Ele tinha um Ford Mustang amarelo e foi encontrado sem vida dentro do automóvel. Hoje, a fita amarela é utilizada no mundo todo como símbolo da luta contra o suicídio.