02/10/2019 16:56:20
Tradicionalmente tem sido assim no mês de outubro: o prédio é iluminado com a cor rosa, que representa a luta contra o câncer de mama. Dentro do tribunal, o museu que abriga a história de decisões importantes da Justiça Federal da 4ª Região também está iluminado de rosa.
Várias atividades estão sendo programadas para todo o mês de outubro, como um espaço coberto de flores que será construído simbolizando a solidariedade: o "jardim da sororidade", palavra que define a empatia entre as mulheres. As flores serão confeccionadas pelas próprias funcionárias, que também escreverão mensagens de esperança e superação.
Através de postagens nas redes sociais, o TRF4 chama a atenção sobre os direitos sociais de pacientes com câncer, formas de prevenção, fatores de risco e convida para que todos participem dos posts com depoimentos e palavras de motivação.
A campanha pretende chamar a atenção e mobilizar todos aqueles que frequentam a corte pessoal ou digitalmente sobre essa doença que mata 46 mulheres todos os dias no Brasil (dados do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul - Imama).
A cor rosa, delicada que é, representa a luta intensa da campanha internacional que o TRF4 também defende: que a população seja constantemente informada sobre o câncer, seus direitos a diagnóstico e tratamento a tempo. Só dessa forma será possível mudar os prognósticos assustadores. Neste ano, segundo o Imama, quase 60 mil mulheres brasileiras serão diagnosticadas com câncer de mama.