Setembro na história do TRF4


2016
Jovens surdos visitam a exposição Arquivos do Brasil - Memórias do Mundo
Jovens surdos visitam a exposição Arquivos do Brasil - Memórias do Mundo

Cerca de 30 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio para Surdos Professora Lília Mazeron, de Porto Alegre, visitaram a exposição “Arquivos do Brasil – Memórias do Mundo”, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A mostra conta fatos importantes da História do país por meio de documentos selecionados como patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A servidora do Memória TRF4 Maria Regina Goulart explicou aos jovens detalhes da cronologia da ciência e da evolução urbana, arquitetônica e urbanística nacional. As falas foram traduzidas simultaneamente para a linguagem de sinais pela professora Suzan Della Pace, da própria escola.

Os jovens do ensino médio e fundamental ficaram surpresos quando a mediadora do tribunal comentou a respeito da paixão de D. Pedro II por fotografias. Na época, o equipamento utilizado pelo imperador demorava cerca de 30 minutos para fixar uma imagem. O estudante Anderson Souza contou que o painel que ele considerou mais interessante foi o que apresentou anotações de D. Pedro II sobre os termos e significados da língua utilizada pelos indígenas.

Antes de chegarem ao tribunal, os estudantes passaram pelos prédios do Ministério Público Federal (MPF) e da Justiça Federal do RS (JFRS), acompanhando a exposição em percurso. Lá eles viram outros módulos temáticos, como a expansão marítima portuguesa, e censura e repressão às lutas políticas no Brasil e na América do Sul.