Fevereiro na história do TRF4
O projeto JusClima2030, que trata da temática da energia e mudança climática, será apresentado amanhã (25/2) no Webinário Justiça 4.0, evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em andamento, ele reúne magistrados e servidores de diversos órgãos do Poder Judiciário de vários estados e regiões sob a coordenação do Laboratório de Inovação da Justiça Federal do RS (Inovatchê), que realiza oficinas remotas feitas por videoconferência, com apoio de ferramentas e aplicativos para colaboração e cocriação remota.
A juíza federal substituta Rafaela Martins da Rosa, integrante do Inovatchê, vai expor o objetivo e as ações do JusClima2030, que surgiu de uma política do CNJ de incentivar os laboratórios de inovação do Judiciário brasileiro a executar ou elaborar projetos vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) numa rede de colaboração. Ela participa do evento a convite do Laboratório de Inovação da Corregedoria Regional do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Integralab).
A magistrada vai apresentar um dos objetivos do laboratório JusClima2030, que é a identificação e a divulgação de conflitos caracterizados como Litígios Climáticos. Para isso, será realizado um levantamento das ações que estejam em tramitação ou já encerradas nos diversos órgãos do Poder Judiciário. A partir daí, os processos serão catalogados e organizados em uma base de dados única, tornada pública, de forma a dar visibilidade às ações e qualificar a discussão a respeito da temática dos litígios climáticos.
Acesse para outras informações do Webinário Justiça 4.0.
https://www2.jfrs.jus.br/jusclima2030/