Título Linha do Tempo



07/01/1999
Cerimônia de posse

Nessa data, assumiram os cargos de diretores de foro os juizes federais Leandro Paulsen, na Seção Judiciária do Rio Grande do Sul; Ricardo Teixeira do Valle Pereira, na Seção Judiciária de Santa Catarina; e Joel Ilan Paciornik, na Seção Judiciária do Paraná.

01/02/1999
Homenagem aos 10 anos do TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região foi homenageado, pela passagem de seus 10 anos, em solenidade realizada na Seção Judiciária de Santa Catarina.

24/02/1999
Seccional do Paraná homenageia TRF4

O Tribunal Regional Federal da 4ª região recebeu homenagenagem, na Seção Judiciária do Paraná, pela passagem de seus 10 anos.  

30/03/1999
TRF da 4ª Região comemora 10 anos

O Tribunal realizou uma sessão solene no plenário, por ocasião do seu aniversário de 10 anos.

No discurso proferido, a presidente da Corte, desembargadora federal Ellen Gracie Northfleet, relembrou a trajetória da instituição desde a solenidade de instalação da nova Casa de Justiça.

Discursaram, também, em homenagem ao Tribunal, o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Paulo Roberto Saraiva da Costa Leite, o representante do Ministério Público Federal, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz e o presidente da seccional gaúcha da Ordem dos Advogados do Brasil, Luís Carlos Levenson. Uma placa comemorativa à data histórica foi descerrada.

29/04/1999
Promoção ao cargo de juiz federal

Em cerimônia realizada no gabinete da presidência foram empossados, como juízes federais, em decorrência de promoção, os juízes federais substitutos Maria Lúcia Germano Titton e Marcelo Krás Borges.
 

29/04/1999
TRF4 lança sistema pioneiro de remessa de documentos à imprensa

Nessa data, o Tribunal Regional Federal passou a remeter digitalmente o material a ser publicado pela Imprensa Nacional, consistindo no primeiro órgão do Judiciário a adotar tal medida. Nessa data, a Seção 2 do Diário Oficial da União (DOU) circulou com dezesseis páginas de acórdãos do TRF4, integralmente transmitidos via internet. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região foi o primeiro órgão do Judiciário a remeter, por meio eletrônico, todo o material a ser publicado pela Imprensa Nacional, com um sistema de segurança que impedia que o conteúdo do arquivo, criptografado, fosse alterado ou corrompido antes de chegar ao destino.

A presidente da Corte, Ellen Gracie Northfleet, agradeceu o empenho da pequena equipe da Diretoria de Informática do TRF4, que desenvolveu o projeto. A cerimônia, realizada no gabinete da presidência, contou com a presença do diretor do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal, ministro Fontes de Alencar, de magistrados e dos servidores envolvidos.

27/05/1999
Reconhecimento à qualidade

Menos de um ano após aderir ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região recebeu a medalha de bronze do Prêmio da Qualidade RS 1999, em evento realizado no Teatro do SESI, em Porto Alegre.

Matéria veiculada no Jornal do TRF em junho de 1999 

08/06/1999
Empossado o juiz Valdemar Capeletti

Valdemar Capeletti tomou posse em cerimônia realizada na sede do Tribunal, em Porto Alegre, em vaga destinada à advocacia pelo quinto constitucional. Em maio, o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, nomeou o advogado catarinense para ocupar a vaga aberta no tribunal, no ano anterior, com a ascensão do juiz Gilson Dipp à condição de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

14/06/1999
Atualização da homepage do TRF4

A partir dessa data a homepage do Tribunal passou a oferecer maior número de informações e serviços, incluindo consulta ao sistema processual do Tribunal. Dessa forma, inteiro teor de acórdãos, pautas de sessões de julgamento e publicações da Imprensa Nacional passaram a ser disponibilizados também online, além de outras funcionalidades.

A apresentação nova homepage ocorreu no gabinete da presidência. Além de magistrados e outras autoridades, estiveram presentes representantes da área de tecnologia da informação do TRF4, responsáveis pelas inovações implementadas. 

21/06/1999
Empossada a nova administração do TRF4

Ocorreu no plenário do TRF4 a solenidade de posse dos dirigentes que comandaram a Corte na virada do século (biênio 1999/2001). O desembargador Fábio Bittencourt da Rosa foi o sexto magistrado a ascender ao cargo de presidente desde a instalação do Tribunal, em 1989. Como vice-presidente, foi empossado Manoel Lauro Volkmer de Castilho, enquanto o cargo de corregedor-geral foi assumido por Vladimir Passos de Freitas. A desembargadora Marga Inge Barth Tessler assumiu o cargo de diretora da Revista do TRF.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente em exercício do STJ, ministro Paulo Costa Leite; o presidente do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Cacildo Xavier; o ministro do STJ, Gilson Dipp; o presidente do TRF2, desembargador federal Alberto Nogueira; o procurador-chefe da República na 4ª Região, Thompson Flores; o presidente do TRT4, juiz Flavio Portinho Sirangelo; e o presidente da OAB/RS, Luiz Carlos Levenzon.

22/06/1999
Tomam posse os novos integrantes do Conselho de Administração

Além dos dirigentes da Corte, empossados no dia 21 de junho, passaram a integrar o Conselho de Administração os desembargadores federais Tânia Terezinha Cardoso Escobar e Nylson Paim de Abreu. Como suplentes foram escolhidos Vilson Darós e Silvia Goraieb.

17/09/1999
Empossado novo desembargador federal

Aos 54 anos, Luiz Carlos de Castro Lugon foi nomeado, pelo critério de merecimento, para ocupar a vaga aberta, no TRF4,  com a aposentadoria do desembargador federal Carlos Antônio Rodrigues Sobrinho.

Durante a solenidade de posse, o desembargador João Surreaux Chagas fez o discurso de boas-vindas em nome do Tribunal, saudando a renovação. O procurador-chefe da Procuradoria Regional da República, Thompson Flores, falou em nome do Ministério Público Federal, enquanto Fernando Molleri falou em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Santa Catarina.

08/11/1999
Empossado novo desembargador federal

Aos 54 anos, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região juiz federal Tadaaqui Hirose, que passou a ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Jardim de Camargo.

Na ocasião, o procurador-chefe substituto da República na 4ª Região, Luis Alberto D'Azevedo Aurvalle, saudou o empossando, e destacou a atuação do Judiciário como defensor da sociedade. O presidente da OAB/PR, Edgard Luiz Cavalcanti de Albuquerque, disse que Tadaaqui foi muito atuante no Paraná, tendo sempre dispensado tratamento atencioso e gentil aos advogados. 

16/12/1999
TRF4 realiza culto ecumênico

Juízes e servidores participaram de culto ecumênico alusivo ao Natal, realizado no estacionamento do prédio-sede do TRF4. 

O Coral Renascer, composto por servidores do Tribunal e da Justiça Federal do Rio Grande do Sul e regido pelo maestro Agostinho Ruschel, entoou cânticos natalinos, intercalando-os com a leitura de textos alusivos à ocasião.




  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  • Compartilhar no Whatsapp
  • Assine o RSS do TRF4